Como a Markel nasceu e ganhou o mundo

O seguro agrícola é apenas um dos produtos personalizados da Markel, criado de acordo com o cenário do agronegócio brasileiro. Mas não é o único produto que a empresa oferece. A Markel é muito mais do que isso. Para entendermos como a companhia se consolidou como uma das maiores multinacionais do setor, vamos voltar no tempo.

                        Sam Markel

Desde sua fundação, em 1930, a companhia evoluiu de uma seguradora familiar de pequenos ônibus, que eram alugados em rotas específicas, para uma holding de seguros, resseguros e operações de investimento ao redor do mundo. Sam Markel, seu fundador, nem imaginava em que a Markel se tornaria mais de 90 anos depois – muito menos que seria dona de 16 empresas que estão fora do setor de seguros (com a divisão Markel Ventures). Em 1986, a Markel abriu seu capital e hoje possui mais de 32,8 bilhões de dólares em ativos (dados de 2017).

Em 1997, iniciou seus esforços para tornar-se uma empresa global e, atualmente, está presente em 21 países, totalizando 71 escritórios distribuídos pelo mundo, ilustrando o objetivo de levar serviços especializados, de qualidade, para todos os cantos do globo.

Com sua sede em Richmond, Virginia (EUA), atualmente a Markel subscreve suas operações em três segmentos, e seus produtos se originam de quatro divisões de seguro e uma de resseguro. Ainda, a divisão Markel Venture é uma subsidiária que faz investimentos estratégicos em empresas de fora do setor de seguros e é um importante componente do negócio.

A empresa cresceu tanto que, hoje, emprega 16.300 funcionários no mundo todo, 4 mil deles no setor de seguros e 12.300 em outros setores da empresa.

Os frutos do esforço e trabalho das equipes estão sendo colhidos em forma de reconhecimento mundial:

 

Como a Markel Seguros está organizada:

Nossa abordagem de seguro é diferente. O foco da Markel é garantir a rentabilidade, investindo de forma sábia e tradicional, além de possuir empresas de outros setores, expandindo o horizonte empresarial e diversificando os negócios.  

Conheça abaixo as linhas de negócios sobre as quais está estruturado o crescimento da Markel Seguros:

Divisões de Seguro e Resseguro:

Markel Seguradora: proporciona uma grande gama de seguros de investimento, responsabilidade profissional e soluções para riscos comerciais e agrícolas.

Nossos seguros especializados oferecem cobertura para riscos que geralmente não são inclusos em planos de pacotes tradicionais.

Pelo fato de muitos destes negócios serem altamente especializados ou terem características distintas, nossos corretores são especialistas nos mercados de nicho com os quais trabalhamos.

Alguns dos setores para os quais a Markel oferece seguro no mundo são:

Também existe a Markel Internacional, que é a divisão especializada em estudar mercados internacionais e nichos que podem ser explorados, como é o caso da Markel Brasil, que revolucionou o setor de seguros no agronegócio brasileiro, oferecendo um serviço que supre as necessidades do produtor rural, beneficiando sua sustentabilidade.P

Para que fosse possível atingir o mercado brasileiro de seguros agrícolas, os especialistas da Markel identificaram um risco pouco coberto, o climático, e criaram um conceito específico para o Brasil, o Empata ou Ganha.

Markel Resseguros Globais: oferece tratados de seguro de riscos de uma operação já coberta para propriedade, perda e riscos especializados (incluindo de entidades públicas).

Em cada um de nossos negócios, procuramos entregar inovação e um serviço responsivo ao cliente, para que possamos ocupar a posição de líder de mercado. Nosso horizonte é o longo-prazo, nossa abordagem é a disciplina e nosso foco é melhorar continuamente a qualidade da experiência de nossos clientes.