Markel começa a operar com subvenção do Governo Federal

Agora, o produtor tem uma nova oportunidade de pagar ainda mais barato para obter um seguro diferenciado. Conforme publicado no Diário Oficial da União, a Markel Seguros passou a ser uma das empresas autorizadas a operar com subvenção do Governo no pagamento do prêmio de seguro.

Através do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), na safra 2017/2018, foram destinados pelo Governo cerca de R$ 400 milhões ao Seguro Rural, com o objetivo de promover amplo acesso às coberturas disponíveis, estabilizar a cadeia produtiva exposta aos riscos climáticos e incentivar o uso de tecnologia adequada.

Nas próximas semanas, a empresa também receberá aprovação para atuar nos programas complementares de subvenção no Paraná e em São Paulo.

A Markel Seguros atua no Brasil há um ano e já realizou o pagamento do primeiro sinistro, no valor R$ 153.132,21, à uma distribuidora de insumos, localizada em Goiatuba/GO. Em menos de 15 dias da data de comunicação do sinistro por tromba d’água, o cliente foi indenizado.

Como funciona a subvenção?

O PSR foi criado para ajudar produtores rurais na proteção das lavouras contra riscos e imprevistos climáticos. Aos contemplados, o Governo dá apoio financeiro nessa modalidade de seguro, arcando com parcelas dos custos de aquisição.

O percentual da subvenção varia de 40% a 60%, de acordo com a prioridade da política agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), conforme explicado no site do Programa.

Para participar, o produtor deve procurar a Markel, que agora é uma das seguradoras habilitadas pelo Mapa e que irá operacionalizar o PSR.

O Seguro Agrícola Markel

Atuando inicialmente na proteção das culturas de soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, trigo e sorgo, a Markel tem planos de ampliar sua carteira, com opção de novos produtos para cobertura de riscos associados ao agronegócio, bem como outros tipos de seguros de nicho.

Leonardo Paixão, presidente da Markel Seguros, ressalta a importância do produto para a saúde do agronegócio brasileiro. “O agronegócio é o segmento que tem apresentado o desempenho mais consistente da economia brasileira, mas está sujeito a riscos específicos dessa atividade, como o climático, por exemplo. O desejo da Markel é oferecer produtos diferenciados e de qualidade para atender, de fato, às necessidades dos produtores rurais e demais participantes do setor”.

Com a possibilidade de subvenção do Governo, ainda mais produtores rurais poderão se proteger dos imprevistos climáticos e manter a sustentabilidade de seu negócio.