Perguntas e respostas 3 – Os principais questionamentos sobre o Seguro Agrícola Markel

Como sabemos que contratar um seguro para a lavoura é uma decisão que precisa ser pensada com antecedência por gerar muitas dúvidas, criamos uma série de posts que respondem às principais perguntas sobre o nosso produto.

Nesta edição desvendamos um pouco mais sobre algumas características do seguro em relação à área, zoneamento agrícola e precificação.

Vamos lá!

 Como acontece a equalização em relação ao Zoneamento Agrícola?

Existe um conceito chamado unidade segurada. Essa unidade é composta por frações e cada fração terá uma data específica de plantio e um intervalo, considerando o Zoneamento.

 Como ocorre a unificação? É selecionada uma área principal tipo 2 enquanto as outras são tipo 3? Como isso é precificado?

É preciso precificar isto individualmente, agregando e fazendo a média ponderada pelo tamanho da área. Agregar uma fazenda grande com vários tipos de solo não se diferencia tanto de agregar outras áreas em lugares diferentes. É necessário fazer essa ponderação.
Tudo é pensado com foco no resultado global da atividade desenvolvida. É conceitualmente correto pagar menos e pensar a longo prazo.

 É possível contratar o seguro para apenas um talhão?

Não. O objetivo do seguro é proteger o balanço do produtor. Caso ele separe um pedaço pior de sua lavoura, é muito provável que, em relação ao preço, ele perceba que o seguro acaba não tendo nenhuma atratividade.

 É melhor contratar a proteção de área parcial ou total?

O ideal é sempre contratar o seguro pensando na área total, pois a diferença de preço para o talhão é muito pequena. Na prática, a tendência é que o talhão acabe saindo mais caro que toda a extensão da lavoura. Portanto, sempre pense na área total.

Ficou satisfeito(a) com as respostas? Se deseja saber mais sobre os assuntos que dizem respeito ao agronegócio, acesse o nosso blog e fique atento às novidades.

Se ainda tiver dúvidas, entre em contato com nossa equipe CLICANDO AQUI.

Se você ainda não leu os posts anteriores sobre as principais dúvidas em relação ao seguro agrícola Markel, acesse nos botões abaixo: